MARINHA GRANDE. OURÉM . ABRANTES . MAÇÃO . SERTÃ
Aulas de Pintura e Desenho já reiniciaram. Vem experimentar pintar. Oficina de Cerâmica Inscreve-te já em:amarte.geral@gmail.com

Pintura

Pintura a Óleo

Este curso de introdução pode ser visto como o início de uma viagem à Pintura a Óleo, aos seus 700 anos de história, às suas técnicas principais e ao mundo de possibilidades de expressão que oferece.

Vamos tentar perceber, através da prática, porque foi e continua a ser um meio de expressão cheio de vitalidade no contexto das artes visuais.

Depois de uma primeira visão panorâmica sobre a técnica do óleo e seus materiais, aprendemos a preparar suportes para a prática da pintura. Primeiros exercícios fundamentais apresentam a pincelada, mistura de cores, velaturas e a ideia da pintura construída por camadas. Em exercícios monocromáticos e coloridos, trabalhamos a representação livre de objectos: modelação, sombras, claro-escuro. Noções de mistura de cores, os tons frios, quentes e temperados acompanham o trabalho.

Destinatários: todos os interessados, com ou sem de conhecimentos prévios.


Inscrições: aqui ou pelo e-mail: amarte.geral@gmail.com. OU 965 667 935 / 962 720 598

Pintura a Acrílico

A técnica em acrílico é apresentada não apenas como uma nova ferramenta de expressão plástica, com seus médiuns e efeitos específicos, mas também como uma forma dinâmica e motivante de realizar trabalhos rápidos - a sua secagem rápida, por exemplo, permite explorar sobreposições de camadas numa única sessão.
Ao longo do ano serão propostos diversos exercícios, quer pela observação directa quer indirecta de modelos, através dos quais os formandos poderão explorar as potencialidades expressivas individuais, adquirindo maior autonomia no processo criativo, e ampliando seus sentidos crítico e estético.

Destinatários: todos os interessados, com ou sem de conhecimentos prévios.

Inscrições: aqui ou pelo e-mail: amarte.geral@gmail.com. OU 965 667 935 / 962 720 598

  Pintura nível avançado - óleo e acrílico

Num primeiro momento, serão propostos alguns exercícios técnicos (que os alunos desenvolverão a partir de imagens/temas de seu interesse), com o objetivo de fornecer ferramentas técnicas e conceptuais para os exercícios que serão realizados ao longo do ano.

Numa segunda fase, os alunos irão propor um tema a ser desenvolvido, iniciando estudos tonais e cromáticos que serão traduzidos numa série de trabalhos, bi ou tridimensionais, utilizando uma ou mais técnicas da sua preferência, que pareça(m) mais adequada(s) ao tema escolhido.

Para além das discussões em grupo relacionadas aos projetos desenvolvidos, os alunos terão, pontualmente, a oportunidade de estabelecer contacto com outros formadores e/ou artistas contemporâneos, com os quais desenvolverão discussões sobre temas pertinentes no contexto da arte contemporânea. Os temas debatidos serão, na medida do possível, sempre relacionados com os temas desenvolvidos nos projetos pessoais.

Destinatários: alunos de pintura que já frequentaram cursos na AMARTE ou noutra instituição e pretendam dar prosseguimento aos seus estudos artístico-criativos.


Inscrições: aqui ou pelo e-mail: amarte.geral@gmail.com. OU 965 667 935 / 962 720 598

Horários a definir de acordo com a disponibilidade dos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário