MARINHA GRANDE. OURÉM . ABRANTES . MAÇÃO . SERTÃ
Aulas de Pintura e Desenho já reiniciaram. Vem experimentar pintar. Oficina de Cerâmica Inscreve-te já em:amarte.geral@gmail.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gouveia

Prémio Abel Manta de Pintura 2011
Alguns alunos mostraram interesse, por isso, reunimos uma equipa de trabalho... uns organizaram os preparativos... outros pesquisaram o itinerário... empacotámos as obras... e no sábado entregámos as obras originais para participar no "Prémio Abel Manta pintura 2011", no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta em Gouveia.

Participar nestes eventos é uma excelente forma de divulgar os trabalhos e os artistas, de partilhar técnicas e visões com outros artistas, promover a circulação da arte, o conhecimento e a troca de ideias, sendo também uma forma privilegiada de inscrever as obras e os seus autores em catálogos regionais e nacionais. Por isso, aqui fica o desafio a todos os alunos, o de criarem obras originais para participarem em concursos futuros. A escola presta todo o seu apoio desde divulgação, contactos, organização de uma equipa de trabalho, logística, etc.

Vista de Gouveia 1925,
óleo sobre tela 31 x 40 cm
Museu Abel Manta Gouveia, Portugal
Boa sorte a todos!
LA


Aquilino Ribeiro, 1936
Óleo sobre tela 91x72 cm
Colecção Particular, Lisboa (Portugal)
















Pequena biografia:

Abel Manta nasceu em Gouveia, a 12 de Outubro de 1888, em Lisboa. Entre 1904 e 1916 frequentou a escola de Belas Artes, concluiu o curso de pintura, tendo ganhado o 3.º prémio da Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 1919 partiu para Paris onde chegou a expor no salon de la Societé Nationale e em outras galerias, e também frequentou o curso de gravura na casa Schulemberger.


Abel Manta distinguiu-se pelo rasgo e vigor de seu estilo. Seus retratos impõem pela densidade expressiva e por vezes ainda pela subtileza do cromatismo.

Também se evidencia na interpretação de paisagens e trechos citadinos, em que tudo se reduz ao essencial, e na pintura de flores e frutos.Vindo de uma família de artistas, João Abel Manta (1928), iniciando-se no estilo figurativo moderno, migrou naturalmente para o abstracto, dedicando-se paralelamente à ilustração, ao cartaz, às artes gráficas, à decoração, à cerâmica, à tapeçaria, aos murais, à arquitectura e ao cartoon.

3 comentários:

  1. Não foi desta! :) para a próxima não falto.

    ResponderEliminar
  2. A ver se alguém paga uma jantarada no final da exposição hehhehe

    ResponderEliminar
  3. Bem ponho uma grande falha nesse museu!
    sendo ele inspirado no grande pintor abel manta ( um pintor que até ver sobressai totalmente uma pura pintura realista!!!)
    como haver um museu de arte moderna abel manta!!!!
    e onde os quadros que ganham ultimamente sao totalmente desconcertantes comparados com os belos trabalhos deste grande pintor!!!!!

    HASTAAAA

    ass: gadynsky

    ResponderEliminar