Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra.
Visitámos o Jardim da Biodiversidade em Mação e descobrimos ou vislumbramos a importância da diversidade de seres vivos e habitats para a nossa própria sobrevivência.
Esculpida numa oliveira encontrámos uma figura humana, onde se destaca a mente e o coração, que nos chama atenção para a responsabilidade que cada um de nós tem para a conservação da natureza e das suas espécies.
Somos assim convidados a entrar e a descobrir este jardim, que pela sua beleza e tema, nos provoca uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e sobre a nossa acção.
O Homem é o principal responsável da perda da biodiversidade, o que se deve às suas interferências desordenadas no meio ambiente.
Pobreza e perda da biodiversidade são questões interligadas.
Mas é também quem tem a capacidade de encontrar e colocar em prática as soluções.
É através da biodiversidade que se podem reciclar elementos essenciais, como o carbono, o oxigénio e o azoto, também é responsável pela mitigação da poluição, protecção dos lençóis de água e combate à erosão dos solos.
Ponha em prática o seu conceito de conservação da natureza e contribua para a manutenção da biodiversidade.
Não elimine a totalidade da vegetação local, pois algumas espécies extinguiram-se devido à destruição do seu habitat.
Não elimine a totalidade da vegetação local, pois algumas espécies extinguiram-se devido à destruição do seu habitat.
Reduza a poluição da água, do solo e do ar, pois esta poluição leva ao stress dos ecossistemas e à morte dos organismos.
Um magnífico Jardim a ser visitado por todos, onde se une Arte, Humanidade, Consciência ambiental e natural e Vida... na busca de um mundo melhor através da nossa acção, educação e formação. Parabéns.
Um belo sítio para todos irmos pintar, num belo dia de sol, onde o tema nos servirá de inspiração e orientação para o tema a ser explorado na escola pelos alunos do laboratório de pintura neste novo ano: Biodiversidade: paisagens selvagens e belezas naturais, sem a intervenção humana
Hasta,
LA
Gosto imenso da ideia, mas falta mesmo o solinho!!! ehehhehe
ResponderEliminaryah falei com os artistas mto malucos hehheh vale apena apreciar e quem sabe inspirar e voltar a criar numa tela.
ResponderEliminarHASTA 13
E que tal por num dia de sol o pessoal de tela na mão a pintar em volta destas obras de arte...cada um com o seu quadrante....dava decerto um belo mote para uma exposição em Mação....
ResponderEliminarMuito obrigada pela visita. È um prazer ler estas palavras sobre o nosso trabalho. Os criadores Olga e Karesz. okmovimento.blogspot.com
ResponderEliminar