MARINHA GRANDE. OURÉM . ABRANTES . MAÇÃO . SERTÃ
Aulas de Pintura e Desenho já reiniciaram. Vem experimentar pintar. Oficina de Cerâmica Inscreve-te já em:amarte.geral@gmail.com

sábado, 4 de outubro de 2008

Egon Schiele







Nasceu em 1890 na estação de combóios de Tulln, onde o seu pai, Adolf, trabalhava ao serviço da Companhia de Caminhos de Ferro Austríacos e morreu em 1918, com apenas 28 anos, vitima da gripe espanhola.



Apesar da curta vida deixou um legado muito importante na vertente expressionista da pintura austriaca, altamente influenciado por Gustav Klimt.



Mas, ao contrário de Klimt, mais ligado ao Simbolismo e à chamada Arte Nova, que procurava mostrar principalmente o lado “imperial” da sociedade vienense, com as suas mulheres voluptuosas, plenas de uma sensualidade insolente, entregues a todo o tipo de prazeres, cobertas de ouro e tecidos preciosos, Egon Schiele desenhou e pintou a crueldade de um mundo em adiantado estado de decomposição.



Egon Schiele deixou uma vasta obra - cerca de 250 pinturas e 2000 desenhos.Uma parte significativa do espólio encontra-se no Egon Schiele Art Center na cidade medieval de Ceský Crumlov na Republica Checa.



Nos pintores contemporaneos encontramos em Lucien Freud grandes influencias deste grande Artista de nome Egon Schiele.

2 comentários:

  1. um bom artista apesar de ser "Maluco"
    optimo desenhador que deixou um rasto unico. precisava estuda-lo mais e com mais profundidade. aconselho tambem uma visao de Otto Dix. vao ver no google
    ciao

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que este espaço é muito epecial, enriquece e alimenta os conhecimentos dos amantes de Arte. Egon Schiele, apesar de expressar arte e senibilidade, expressa decadência, talvez por isso e pelas cores sombrias não seja do meu espacial agrado, ao contrário de Gustav Klimt, pelo qual foi influenciado, e que por transmitir luz, beleza me agrada muito.

    ResponderEliminar