MARINHA GRANDE. OURÉM . ABRANTES . MAÇÃO . SERTÃ
Aulas de Pintura e Desenho já reiniciaram. Vem experimentar pintar. Oficina de Cerâmica Inscreve-te já em:amarte.geral@gmail.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Mestre, Manuel Cargaleiro


Nascido em Chão das servas em 1927 no concelho de vila velha de Rodão. Cargaleiro é pintor e ceramista que conviveu com alguns dos maiores artistas de seu tempo na Europa, expondo e fazendo trabalhos por todo mundo, que conquistou o reconhecimento da crítica, dos seus pares, do mercado e um lugar singular na arte contemporânea. A sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, mas é como ceramista que se destaca e que recebe maior reconhecimento, tendo executado painéis cerâmicos para o Jardim Municipal de Almada, fachada da Igreja de Moscavide (1956), fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa (1983), estação do Metro de Champs Elysées-Clémenceau, de Paris (1995), painel para a escola com o seu nome no Seixal (1998), estação de serviço de Óbidos na auto-estrada do Atlântico (2000), fonte do Jardim Público de Castelo Branco (2004) e estação de metro de Lisboa Colégio Militar/Luz (Metro de Lisboa).
Participou no grupo da Brasileira, no Chiado e no grupo do Gelo, locais onde os artistas conviviam. A sua primeira viagem a Paris em 1954 foi marcante, pois afastasse da censura Portuguesa e contacta com a escola de Paris. Onde recebe a sua maior influencia com trabalhos de Roger Bissiére.
Em 2003 foi criado o Museu Industrial Manuel Cargaleiro, dedicado à arte da cerâmica, em Vietri sur Mare na província italiana de Salermo. O que só por si diz do reconhecimento pelo seu trabalho como ceramista, onde consegue fundir a cerâmica portuguesa com as cores desta costa de aguas mediterrânicas.
Agradeço a RTP2 pelo excelente documentário sobre a vida e obra deste grande artista português, tudo na primeira pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário