MARINHA GRANDE. OURÉM . ABRANTES . MAÇÃO . SERTÃ
Aulas de Pintura e Desenho já reiniciaram. Vem experimentar pintar. Oficina de Cerâmica Inscreve-te já em:amarte.geral@gmail.com

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pastel seco




Os primeiros pasteis coloridos aparecem na Italia por volta do ano de 1500, com o artista Francês Jean Perreal, confirmado pelos escritos de Leonardo Davinci.


As primeiras cores a serem utilizadas foram o preto, o branco, o sepia e a sanguina, e durante muito tempo foi utilizada como tecnica de esboço.O pastel começa a ser utilizado nas suas origens como um meio seco e rápido de aplicação das cores ao desenho, para assim potenciar os volumes e se aproximarem mais a realidade, principalmente na pintura dos retratos e figura.


Para finais do século XVII o pastel cresceu como um género autónomo e fica associado ao nome de Rosalba Carriera (1674-1757), e aos seus elegantes retratos realizados com esta técnica.
Podemos então considerar esta artista como a pioneira desta técnica. Foi esta pintora veneziana, quem adquiriu grande sucesso ao trabalhar em França durante o reinado de Luis XV. As suas tecnicas foram perfeiçoadas por Maurice Quentin de la Tour quem se converteu no retratista mais popular desse seculo (1704-88).Eles foram seguidos por Mary Cassatt, Watteau, e por por muitos outros artistas. Mais tarde os pasteis foram recuperados por Delacroix e Degas... e desde impressionismo que todos os movimentos e grande parte dos artistas os usam.
Á esquerda o retrato de Olga koklova de Picasso e á direita branca de neve brincando com o trofeo do pai da Paula Rego.


Aconselho todos experimentar este material, a tocar o trabalho directamente com vossas mãos, sem pinceis. A paleta de cores é enorme, e podemos escolher o cor do papel ! Bons trabalhos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário